sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Conselho de Classe.

No dia 07 de Outubro, eu e minha colega de Estágio, Simone, participamos como ouvintes de parte do Conselho de Classe do Colégio Estadual Senador Attílio Fontana. Admito que, quando era aluna do Ensino Fundamental/Médio sempre quis participar do Conselho para ouvir o que os professores iriam dizer tanto sobre mim, quanto sobre meus colegas. Confesso que me assustei um pouco, a realidade do Colégio é um tanto quanto diferente da que eu vivi enquanto aluna, talvez por ter estudado em Colégio de um município mais pequeno, ou talvez, pelas coisas terem evoluído mesmo.
A Deliberação 016/99 do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná, estabelece que:
"Art. 30 - O Conselho de Classe é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, com atuação restrita a cada classe, tendo por objetivo avaliar o processo ensino-aprendizagem na relação professor-aluno e os procedimentos adequados a cada caso.
Art. 31 – O Conselho de Classe tem por finalidade: - estudar e interpretar os dados da aprendizagem, na sua relação com o trabalho do professor, na direção do processo ensino-aprendizagem, proposto pelo plano curricular; - acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valor; - analisar os resultados da aprendizagem na relação com o desempenho da turma, com a organização dos conteúdos e com o encaminhamento metodológico; - utilizar procedimentos que assegurem a comparação com parâmetros indicados pelos conteúdos necessários de ensino, evitando a comparação dos alunos entre si; - responder a consultas feitas sobre assuntos didático-pedagógicos, restritas a cada turma deste estabelecimento de Ensino.
Art. 32 – O Conselho de Classe é constituído pelo Diretor, pela Coordenação Pedagógica e por todos os Professores que atuam na mesma classe"
Apesar de não concordar com algumas coisas que ouvi no Conselho, acredito que a analise individual dos alunos realizada de forma coletiva entre os professores é de grande valia para o processo ensino-aprendizagem. Apontar os problemas e buscar uma solução em consenso torna-se mais viável, pois são expostos vários pontos de vista. Essa avaliação individual é muito importante para o aluno, bem como para a turma em geral.
Foi uma ótima experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário