Pois é, parecia que demoraria um monte para concluir o primeiro e tão temido Estágio, e agora, já acabou. Relatório concluído, conhecimentos agregados e a certeza de que valeu a pena. Gostaria de deixar uma frase do escritor Augusto Cury, a qual acredito que se relaciona perfeitamente com a etapa proporcionada. Uma experiência importantíssima!
segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
Balas, bombons, chicletes e pirulitos!
Motivação por recompensa, este é um dos métodos escolhidos por alguns professores em sala de aula. Foi mais uma das características que me chamou muito a atenção durante os dois dias que estive em sala de aula. Para realizar qualquer atividade, antes mesmo de iniciá-la, apareciam perguntas como: "O que vamos ganhar?", "Esta valendo o que?", "E se eu não fizer, ganho igual?"... Teve um aluno mesmo que disse: "Nossa turma só faz as coisas quando ganha algo!". Ficando claro, que os alunos estão interessados no que vão ganhar, e não no que irão aprender. Quando a professora disse aos alunos que somente 5 alunos iriam ganhar os chocolates, teve uma aluna que se manifestou: "Do que adianta, sempre a Maria, João, Pedro, Joana e Marcos ganham!". Mais uma vez, ficou evidente, que as recompensam não são "eficazes" pois os outros alunos não se esforçam para estar entre os 5 que ganhariam os chocolates. Acredito que seja algo que possa sim estimular os alunos, quando utilizado com pouca frequência, afinal, os alunos devem estar cientes de que tudo que eles fazem, independente da atividade que seja, estão fazendo para si, a maior recompensa é o seu aprendizado. sexta-feira, 11 de novembro de 2016
Conhecendo os alunos.
Depois de alguns transtornos, ontem (10) conseguimos ir ao Colégio participar da aula. A primeira impressão que tive, é de que os alunos, em geral, são bem participativos, alguns mais quietos, outros bem agitados. Creio que seja mais ou menos como todas as turmas. O fato que mais me chamou atenção foi a frequência do uso de palavrões por parte dos alunos, digamos que um tanto quanto assustador.
Sei que os palavrões marcam presença forte no nosso cotidiano, e que certamente, essas crianças aprendem a falá-los em casa, na rua, muitas vezes sem nem saber seu real significado ..... Porém, o impacto que trás para a sala de aula é marcante, afinal, trata-se de um ambiente de Ensino, de Educação. Percebi que a Professora resolveu ignora-los, porém, não sei se esta seria a atitude correta a ser tomada.
Mais uma vez, fica evidente o quão importante é a educação vinda de casa.
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
Conselho de Classe.
No dia 07 de Outubro, eu e minha colega de Estágio, Simone, participamos como ouvintes de parte do Conselho de Classe do Colégio Estadual Senador Attílio Fontana. Admito que, quando era aluna do Ensino Fundamental/Médio sempre quis participar do Conselho para ouvir o que os professores iriam dizer tanto sobre mim, quanto sobre meus colegas. Confesso que me assustei um pouco, a realidade do Colégio é um tanto quanto diferente da que eu vivi enquanto aluna, talvez por ter estudado em Colégio de um município mais pequeno, ou talvez, pelas coisas terem evoluído mesmo.
A Deliberação 016/99 do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná, estabelece que:
"Art. 30 - O Conselho de Classe é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, com atuação restrita a cada classe, tendo por objetivo avaliar o processo ensino-aprendizagem na relação professor-aluno e os procedimentos adequados a cada caso.
Art. 31 – O Conselho de Classe tem por finalidade: - estudar e interpretar os dados da aprendizagem, na sua relação com o trabalho do professor, na direção do processo ensino-aprendizagem, proposto pelo plano curricular; - acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valor; - analisar os resultados da aprendizagem na relação com o desempenho da turma, com a organização dos conteúdos e com o encaminhamento metodológico; - utilizar procedimentos que assegurem a comparação com parâmetros indicados pelos conteúdos necessários de ensino, evitando a comparação dos alunos entre si; - responder a consultas feitas sobre assuntos didático-pedagógicos, restritas a cada turma deste estabelecimento de Ensino.
Art. 32 – O Conselho de Classe é constituído pelo Diretor, pela Coordenação Pedagógica e por todos os Professores que atuam na mesma classe"
Apesar de não concordar com algumas coisas que ouvi no Conselho, acredito que a analise individual dos alunos realizada de forma coletiva entre os professores é de grande valia para o processo ensino-aprendizagem. Apontar os problemas e buscar uma solução em consenso torna-se mais viável, pois são expostos vários pontos de vista. Essa avaliação individual é muito importante para o aluno, bem como para a turma em geral.
Foi uma ótima experiência.
terça-feira, 4 de outubro de 2016
Analisando Documentos.
O primeiro passo, foi fazer uma análise dos documentos do Colégio Estadual Senador Attílio Fontana, no qual, realizaremos nossas observações.
Além do PPP - Projeto Político Pedagógico, analisamos também o PTD - Plano de Trabalho Docente e o Regimento Escolar do Colégio.
Concluímos que é de extrema importância a participação da comunidade escolar num todo, na participação da elaboração desses documentos.
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
Estágio de Observação
O desafio deste semestre é o Estágio.
Uma mistura de medo e ansiedade tomam conta. rsrs
Será a primeira vez que entrarei em uma sala de aula não sendo aluna.
Tão importante quanto os estágios de regência, o Estágio I, também conhecido como Estágio de Observação, é de extrema importância para a formação dos licenciandos.
Tenho certeza que será um experiência incrível, e aqui, dividirei com vocês, alguns aspectos que venham a me chamar atenção.
Blog Antigo.
Olá pessoal. O link abaixo, é referente ao meu antigo blog. No mesmo, há reflexões e idéias bem legais relacionadas as tecnologias.
http://brunaariceli.simplesite.com/
Dê uma espiadinha ;)
http://brunaariceli.simplesite.com/
Dê uma espiadinha ;)
Assinar:
Comentários (Atom)





